segunda-feira, 8 de setembro de 2008

No Rio, antes de ir para o Festival de Paraty

Este blog é quase que um diário de bordo dos integrantes do Paralelo 30 no Paraty em Foco 2008. Eu e o fotógrafo Cristiano W. Soares, Diretor de Eventos do fotoclube, chegamos no Rio, onde ficaremos alguns dias antes do festival, na sexta-feira por volta das 21 horas e fomos recepcionados por nossos amigos cariocas. Assim que chegamos a cidade fomos dar uma volta pela cidade e nos dirigimos à Lapa. Em seguida, fomos para Niterói, onde saboreamos um churrasco à moda fluminense; muito bom por sinal.
No sábado, visitamos várias belas praias de Niterói, onde aproveitamos a praia e a culinária local, com ótimos frutos do mar. À noite, rolou uma festa de recepção na casa de nossos amigos, depois uns mergulhos na piscina. Um delicioso churrasco. Desta vez, à moda gaúcha. Adivinhem quem preparou? O Cristiano.
Incrível ter saído de Porto Alegre, com uma temperatura em torno de 10 graus na sexta-feira e depois desfrutar de dias de calor no Rio.
No domingo, fomos para Botafogo, onde trabalha um de nossos amigos. Tiramos algumas fotos para variar. Do nono andar do prédio tínhamos uma ótima visão do Cristo, e é claro que registramos a bela cena. Em seguida fomos para o Jardim Botânico. O calor estava bem forte e o passeio foi muito agradável. Vimos vários grupos de fotógrafos no local. Impressionante a quantidade de turistas! Em seguida, fomos para a Urca. Visitamos a Praia Vermelha. Curtimos um pouco o local e andamos de Bondinho logo a seguir. Que experiência incrível! (ambos não conhecíamos o Rio). No topo do Pão de Açúcar havia uma densa névoa, parecendo a "viração" dos Cânions gaúchos, o que dificultou tirar algumas fotos do ponto mais alto. Mesmo assim, foi tudo muito interessante e inusitado. Voltamos para casa de nossos anfitriões já bem à noite, quebradaços. Para não se distanciar muito das origens gaúchas, o Cristiano, mais uma vez mostrou seus dotes culinários, proporcionando-nos um ótimo carreteiro. Nossos amigos cariocas não conheciam a iguaria e gostaram muito.
Hoje, segunda-feira, amanheceu chovendo. Um tipo de neblina fina que molha sem percebermos. Estávamos sem carro momentaneamente, então pegamos uma barca e atravessamos de Niterói para o centro do Rio, onde passamos o dia. Visitamos vários pontos turísticos do centro da cidade e retornamos no final da noite, para saborear uma iguaria local, preparada por uma nova amiga do Rio. Uma "caranguejada". Nunca tínhamos experimentado. Muito bom, por sinal.
Amanhã, terça-feira, receberemos a companhia da nossa querida amiga fotoclubistas Luciana Lee.
Na quarta-feira à tarde, juntamente com a NinaBeth Muccillo (que chegará nesse dia) partiremos para a cidade de Paraty, para nos encontrarmos com os demais fotoclubistas.
Era isso, por enquanto. Amanhã postaremos algumas fotos para melhor ilustrar esta prévia do Rio.
Grande abraço a todos!
Gutemberg Ostemberg.

Paraty em Foco 2007 - Por Rejane Dominguez


Do dia 24 ao dia 28 de outubro de 2007, aconteceu em Paraty o 3o Festival Internacional de Fotografia, e nós, Rejane Dominguez e NinaBeth Muccillo, decidimos participar. Conhecemo-nos em passeios da Escola de Fotografia Câmera Viajante e temos as mesmas paixões: fotografia e viagens. Então resolvemos ir juntas. Hoje somos fotoclubistas do Paralelo 30 de Porto Alegre. Chovia muito em Paraty quando chegamos e fizemos várias fotos no Centro Histórico, mesmo com o mal tempo.
A cidade estava repleta de fotógrafos com as tais capas e todos parecendo fantasmas coloridos. Aos poucos fomos fazendo amizade com o pessoal da fotografia. Eram pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países, escutávamos conversas nos mais diversos idiomas. Assim que o tempo melhorou, aproveitamos as poças de água nas pedras para as fotos e nos proporcionavam lindos reflexos.




Foram muitas caminhadas pelas pedras molhadas; Nos dias em que estivemos na cidade, assistimos a palestras de diversos fotógrafos nacionais e internacionais, ouvimos entrevistas interessantes. Com a chegada do sol, fizemos passeio de escuna por diversas praias e ilhas, com direito a mergulhos, nos quais vimos lindos peixes.





Além da oportunidade para belas fotos, sentimos como se estivéssemos em épocas passadas, uma vez que no Centro Histórico só é permitido o acesso a bicicletas e algumas charretes para turistas. As casas são conservadas em sua originalidade, com suas portas e janelas coloridas. A famosa gastronomia com pratos típicos de frutos do mar fazem bem ao estômago e ao olhos. Os típicos barzinhos com mesinhas na rua promovem à noite uma gostosa reunião de pessoas de todas as partes do mundo. Depois da despedida dos novos amigos, trocas de e-mails, promessas de voltarmos a nos ver em outras viagens, deixamos os dias inesquecíveis que passamos em Paraty com a esperança de voltarmos em 2008...
Texto e Fotografias: Rejane Dominguez.
Visite o site do Paralelo 30 Fotoclube: www.paralelo30.art.br