segunda-feira, 8 de setembro de 2008

No Rio, antes de ir para o Festival de Paraty

Este blog é quase que um diário de bordo dos integrantes do Paralelo 30 no Paraty em Foco 2008. Eu e o fotógrafo Cristiano W. Soares, Diretor de Eventos do fotoclube, chegamos no Rio, onde ficaremos alguns dias antes do festival, na sexta-feira por volta das 21 horas e fomos recepcionados por nossos amigos cariocas. Assim que chegamos a cidade fomos dar uma volta pela cidade e nos dirigimos à Lapa. Em seguida, fomos para Niterói, onde saboreamos um churrasco à moda fluminense; muito bom por sinal.
No sábado, visitamos várias belas praias de Niterói, onde aproveitamos a praia e a culinária local, com ótimos frutos do mar. À noite, rolou uma festa de recepção na casa de nossos amigos, depois uns mergulhos na piscina. Um delicioso churrasco. Desta vez, à moda gaúcha. Adivinhem quem preparou? O Cristiano.
Incrível ter saído de Porto Alegre, com uma temperatura em torno de 10 graus na sexta-feira e depois desfrutar de dias de calor no Rio.
No domingo, fomos para Botafogo, onde trabalha um de nossos amigos. Tiramos algumas fotos para variar. Do nono andar do prédio tínhamos uma ótima visão do Cristo, e é claro que registramos a bela cena. Em seguida fomos para o Jardim Botânico. O calor estava bem forte e o passeio foi muito agradável. Vimos vários grupos de fotógrafos no local. Impressionante a quantidade de turistas! Em seguida, fomos para a Urca. Visitamos a Praia Vermelha. Curtimos um pouco o local e andamos de Bondinho logo a seguir. Que experiência incrível! (ambos não conhecíamos o Rio). No topo do Pão de Açúcar havia uma densa névoa, parecendo a "viração" dos Cânions gaúchos, o que dificultou tirar algumas fotos do ponto mais alto. Mesmo assim, foi tudo muito interessante e inusitado. Voltamos para casa de nossos anfitriões já bem à noite, quebradaços. Para não se distanciar muito das origens gaúchas, o Cristiano, mais uma vez mostrou seus dotes culinários, proporcionando-nos um ótimo carreteiro. Nossos amigos cariocas não conheciam a iguaria e gostaram muito.
Hoje, segunda-feira, amanheceu chovendo. Um tipo de neblina fina que molha sem percebermos. Estávamos sem carro momentaneamente, então pegamos uma barca e atravessamos de Niterói para o centro do Rio, onde passamos o dia. Visitamos vários pontos turísticos do centro da cidade e retornamos no final da noite, para saborear uma iguaria local, preparada por uma nova amiga do Rio. Uma "caranguejada". Nunca tínhamos experimentado. Muito bom, por sinal.
Amanhã, terça-feira, receberemos a companhia da nossa querida amiga fotoclubistas Luciana Lee.
Na quarta-feira à tarde, juntamente com a NinaBeth Muccillo (que chegará nesse dia) partiremos para a cidade de Paraty, para nos encontrarmos com os demais fotoclubistas.
Era isso, por enquanto. Amanhã postaremos algumas fotos para melhor ilustrar esta prévia do Rio.
Grande abraço a todos!
Gutemberg Ostemberg.

Nenhum comentário: