segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Paraty em Foco 2007 - Por Rejane Dominguez


Do dia 24 ao dia 28 de outubro de 2007, aconteceu em Paraty o 3o Festival Internacional de Fotografia, e nós, Rejane Dominguez e NinaBeth Muccillo, decidimos participar. Conhecemo-nos em passeios da Escola de Fotografia Câmera Viajante e temos as mesmas paixões: fotografia e viagens. Então resolvemos ir juntas. Hoje somos fotoclubistas do Paralelo 30 de Porto Alegre. Chovia muito em Paraty quando chegamos e fizemos várias fotos no Centro Histórico, mesmo com o mal tempo.
A cidade estava repleta de fotógrafos com as tais capas e todos parecendo fantasmas coloridos. Aos poucos fomos fazendo amizade com o pessoal da fotografia. Eram pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países, escutávamos conversas nos mais diversos idiomas. Assim que o tempo melhorou, aproveitamos as poças de água nas pedras para as fotos e nos proporcionavam lindos reflexos.




Foram muitas caminhadas pelas pedras molhadas; Nos dias em que estivemos na cidade, assistimos a palestras de diversos fotógrafos nacionais e internacionais, ouvimos entrevistas interessantes. Com a chegada do sol, fizemos passeio de escuna por diversas praias e ilhas, com direito a mergulhos, nos quais vimos lindos peixes.





Além da oportunidade para belas fotos, sentimos como se estivéssemos em épocas passadas, uma vez que no Centro Histórico só é permitido o acesso a bicicletas e algumas charretes para turistas. As casas são conservadas em sua originalidade, com suas portas e janelas coloridas. A famosa gastronomia com pratos típicos de frutos do mar fazem bem ao estômago e ao olhos. Os típicos barzinhos com mesinhas na rua promovem à noite uma gostosa reunião de pessoas de todas as partes do mundo. Depois da despedida dos novos amigos, trocas de e-mails, promessas de voltarmos a nos ver em outras viagens, deixamos os dias inesquecíveis que passamos em Paraty com a esperança de voltarmos em 2008...
Texto e Fotografias: Rejane Dominguez.
Visite o site do Paralelo 30 Fotoclube: www.paralelo30.art.br

Nenhum comentário: