terça-feira, 16 de setembro de 2008

Domingo - Dia do Retorno para alguns

O domingo amanheceu chuvoso em Paraty e começaram os preparativos de alguns fotoclubistas para o retorno para o Sul. Alguns associados do P30 ainda ficaram na cidade até segunda-feira. O número de pessoas na cidade aumentou mjuito, dificultando um pouco mais a participação nas palestras em função da maior procura pela retirada de senhas. Alguns integrantes do P30 participaram de workshops no final de semana. Duranta a manhã de domingo ainda deu para assistir à palestra da parte da manhã, promovida pela HP/Magnum, imprimir algumas fotos, comprar algumas lembranças, almoçar e retornar para o Rio e depois para Porto Alegre. Certamente, a participação do Paralelo 30 no Paraty em Foco foi bastante marcante. A fotoclubista prof. Isaura Saraiva irá repassar aos integrantes das oficinas de fotografia do Sintrajufe algumas impressões sobre a passagem pelo Festival Internacional, abrindo depoimentos para os fotoclubistas. Há também a sugestão de promoção de um sarau fotográfico envolvendo o tema do Paraty em Foco e a participação de fotoclubistas em eventos de tal natureza.
O Blog não termina por aqui. Continuaremos publicando assuntos relacionados ao evento e fotografias tiradas em Paraty e Rio de Janeiro.

Sábado nublado e de maré alta

__________________________Foto: Gutemberg Ostemberg

________________________ Foto: NinaBeth Muccillo

________________________ Foto: NinaBeth Muccillo

________________________ Foto: Cristiano W. Soares

________________________ Foto: Cristiano W. Soares

O sábado se seguiu com muitas atividades em Paraty. O dia estava nublado e a maré alta mostrou-se presente, encantando os fotógrafos. A manhã começou com A Saga de Uma Paixão com Orlando Azevedo na Casa da Cultura de Paraty e com o Projeto Portfólio - Pierre Devin e Nair Benedicto, no mesmo local. Durante os eventos a HP proporcionava aos presentes o chamado "test drive", no qual oferecia gratuitamente aos inscritos uma ampliação no tamanho 40x60cm, em jato de tinta. As filas, no entanto, se formavam em todos os lugares: na do "test drive" para as senhas, na das palestras para as senhas e para a entrada. Mas o clima foi sempre de bastante entusiasmo e determinação. No final da tarde, foi a vez de Bruce Gilden - Fotografia de Rua. À noite, na véspera do nosso retorno, várias atividades aconteceram em Paraty, com destaque para audiovisuais de fotógrafos consagrados e o lançamento do Livro do Clício Barroso, Os Dez Fundamentos (adquiridos por alguns fotoclubistas), que mostrou grande carinho pelos integrantes do Paralelo 30 Fotoclube.

Sexta-feira - Um dia bastante enriquecedor

Na sexta-feira, dia 12 de setembro de 2008, os fotoclubistas continuaram enriquecendo seus conhecimentos fotográficos com os eventos do Paraty em Foco. Sem dúvida, o ponto alto do dia foi logo no início com a palestra O Sangue Aventureiro do Jornalismo Brasileiro, com o fotojornalista Evandro Teixeira, que dividiu suas experiências com os presentes. Foram apresentadas imagens do seu trabalho em Canudos, com depoimentos dos moradores, em grande parte idosos com mais de 100 anos de idade. A interação do fotógrafo com os habitantes locais ficou bastante evidente e nos revelou a importância da relação de confiança com os fotografados. Vimos também depoimentos sobre o palestrante, dentre os quais do fotógrafo Sebastião Salgado, muito interessante, por sinal, e de sua mãe, que mostrou o lado "levado" do fotografo, quando criança. Certamente, o Evandro nos passou informações não só fotográficas como históricas muito importantes. Foram falados sobre outros trabalhos e sobre futuros projetos como o de Vidas Secas. O dia se seguiu com palestras de RAlph Gibson, Deus Ex-Machina, e Luis Braga, Território do Olhar. Luis Braga mostrou a trajetória do seu interessantíssimo trabalho e comentou sobre a sua fotografia de hoje, abordando tema relacionado com a violência. Destacou que se sente mal ao ter que se servir de seguranças para poder fotografar pessoas em determinados locais, o que abala a relação natural com as pessoas. Quando aberto para perguntas, a fotoclubista Isaura Saraiva questionou o palestrante sobre a mudança de enfoque do seu trabalho, com o afastamento das pessoas, e sobre o papel do fotógrafo, ainda que diante da violência. Enfim, o dia foi bastante produtivo.
Alguns fotoclubistas participaram dos Workshops produzidos e oportunamente irão externar suas impressões pessoais.
Durante à noite, mais eventos aconteciam na cidade, e os fotoclubistas aproveitaram para fazer suas escolhas, além de aproveitar os prazeres da culinária local e passear pela agradável cidade e fotografar.