domingo, 28 de setembro de 2008

Diário de Paraty, por Luciana Lee

Não havia feito planos de ir a Paraty, apesar da imensa vontade. Foi tudo muito de repente, graças ao apoio da família e da força do Guto, do Cris, da Nina e da Rejane.

Tudo organizado em casa e no trabalho, chegou o dia da partida - um dia antes do Festival, é claro, pra poder conhecer um pouco do Rio de Janeiro. Cheguei no Santos Dumont às 11h30 do dia 9/9. Lá já me esperavam o Guto e o Cris mais o Alessandro, amigo carioca que os estava hospedando e que, juntamente com o amigo Zé Carlos, também me receberia com muita gentileza e carinho.

Chovia muito no Rio, então aproveitamos para fazer um roteiro cultural. Fomos à Lapa, à Biblioteca Nacional, ao Palácio Tiradentes, ao Paço Imperial... Almoçamos num lugar divino, chamado Vulcão das Massas, por sugestão do amigo carioca Alessandro. À tarde fomos à Confeitaria Colombo e, ainda lá, recebo o telefonema do Evandro Teixeira convidando para acompanhá-lo ao lançamento do livro "Caymmi e a Bossa Nova", da Stella Caymmi, neta do Dorival e filha da Nana Caymmi, que aconteceria naquela noite no Mistura Fina.

Continuamos o nosso passeio, aproveitando o anoitecer na Lagoa Rodrigo de Freitas, seguindo depois para a Confeitaria Chaika, em Ipanema (não deixem de provar a torta de morango com maracujá). De lá segui para o Mistura Fina, enquanto o Guto, o Cris, o Alê e o Zé passeavam pela Praia do Arpoador. Encontrando com o querido Evandro, tive uma grata surpresa: o convite para ser sua assistente no workshop "Fotografia: Memória de um País", que aconteceria dia 11/9 no Paraty em Foco. Claro que aceitei o convite lisonjeada. Dali o Evandro fez questão de ir até a praia encontrar o Guto e o Cris. Chegando lá, caminhamos pela praia, conversando animadamente e fazendo planos para uma atividade conjunta com o Paralelo 30.

A quarta-feira, dia 10/9, amanheceu linda. Fomos ao Corcovado, aproveitando a vista da Floresta da Tijuca e do alto do Mirante Dona Marta, passando pelo charmoso bairro de Santa Teresa.

À tarde nos encontramos com a Nina na rodoviária e seguimos para Paraty. Ainda no ônibus conheci a fotógrafa pernambucana Ana Rosa Passos, que seria minha companheira no dia seguinte, no workshop do Evandro Teixeira.

Depois de mais de quatro horas, chegamos ao paraíso. Corremos para a pousada, pois logo aconteceria a abertura do 4º Festival Internacional de Fotografia de Paraty. Já na Casa da Cultura, encontramos a Leila e a Ilane, que haviam chegado um dia antes. A palestra do americano Jay Colton foi instigante e nos fez refletir.

Na seqüência, nos dirigimos ao coquetel, onde já estavam as recém-chegadas Isaura Saraiva e Miriam Marroni. E aí mais uma surpresa: o reencontro com o amigão Vinícius Mariano, integrante do P30 em seu início, atualmente morando em São Paulo e cursando a Faculdade de Fotografia do SENAC.

E chegou a quinta-feira, 11/9, dia do tão esperado workshop do Evandro Teixeira. Como não poderia deixar de ser, foi maravilhoso ouvir e ver as imagens de 50 anos de história, principalmente do nosso país. Houve também uma saída fotográfica, que resultou em um varal fotográfico na Casa da Cultura.

À noite, durante a sessão de autógrafos do livro "68: Destinos - A Passeata dos 100 Mil", do Evandro, assistimos orgulhosos ao audiovisual da nossa querida Bete Rocha, não sem antes nos encontrarmos com a Rejane, que chegou à tarde com sua amiga Lívia - agora eu tinha duas companheiras de quarto.

Na sexta, dia 12/9, cada um se dirigiu para as atividades de sua preferência. Fui com alguns amigos do P30 assistir à palestra/entrevista "Evandro Teixeira: O Sangue Aventureiro no Jornalismo Brasileiro". Depois passei a tarde fazendo compras - algumas encomendas de cachaça - e, à noite, fui com o Vinícius assistir ao documentário "Abaixando a Máquina", sobre ética e dor no fotojornalismo, ficando bastante impressionada com o dia-a-dia dos fotógrafos cariocas que fazem a cobertura principalmente das favelas. Lá o Vini me apresentou ao Márcio, fotógrafo paulista, e ao André Linn, fotógrafo gaúcho radicado em São Paulo, que produziu um vídeo muito legal durante o Paraty em Foco, chamado "Por que você fotografa?" (http://www.youtube.com/watch?v=AqJBD6TO4Is). Os três seriam meus companheiros de noitada na sexta e no sábado. Aproveitando aquela liberdade total e sem a preocupação de ter que dirigir, era só partir para a aventura de provar todas as cachaças locais, maravilhosas e tradicionais da cidade - até bombom de caipirinha eu provei!

E, como ninguém é de ferro, no sábado à tarde "capotei" na pousada e perdi a palestra do Bruce Gilden, da Agência Magnum, sobre fotografia de rua, que eu queria muito, mas muito mesmo, assistir. Mas tudo bem, a festa continuava e, na nossa última noite em Paraty, fomos presenteados com um espetáculo de maracatu pelas ruas do Centro Histórico.

Chegou o domingo, dia 14, e a tristeza de ter que arrumar as malas e partir. Foram dias inesquecíveis, num lugar que parecia fora do mundo, com companhias mais do que agradáveis. Saímos para almoçar antes de seguir para a rodoviária e, na volta para a pousada a fim de pegar a bagagem, fomos surpreendidos pela dificuldade de chegar até lá devido à famosa invasão das ruas pela maré. Até parece que a cidade pedia para ficarmos...

Finalmente a chegada no Rio (de novo com chuva!!!), muito cansada e feliz. Passei a noite na casa do Eduardo, filho da Rejane, que continuaria no Rio por mais algumas semanas.

Voltei para Porto Alegre dia 15/9, com muitas lembranças, a bagagem bem mais pesada (não só com as compras) e novos amigos. No Salgado Filho me esperavam os músicos amigos do P30 Karine Cunha e Marcus Bonilla.

E agora a próxima etapa: voltar à rotina, selecionar milhares de fotos e começar a preparar o retorno para o Paraty em Foco/2009, esperando que mais amigos possam nos acompanhar, em especial o nosso cariúcho Hilton Lebarbenchon.