domingo, 28 de setembro de 2008

Diário de Paraty, por Luciana Lee

Não havia feito planos de ir a Paraty, apesar da imensa vontade. Foi tudo muito de repente, graças ao apoio da família e da força do Guto, do Cris, da Nina e da Rejane.

Tudo organizado em casa e no trabalho, chegou o dia da partida - um dia antes do Festival, é claro, pra poder conhecer um pouco do Rio de Janeiro. Cheguei no Santos Dumont às 11h30 do dia 9/9. Lá já me esperavam o Guto e o Cris mais o Alessandro, amigo carioca que os estava hospedando e que, juntamente com o amigo Zé Carlos, também me receberia com muita gentileza e carinho.

Chovia muito no Rio, então aproveitamos para fazer um roteiro cultural. Fomos à Lapa, à Biblioteca Nacional, ao Palácio Tiradentes, ao Paço Imperial... Almoçamos num lugar divino, chamado Vulcão das Massas, por sugestão do amigo carioca Alessandro. À tarde fomos à Confeitaria Colombo e, ainda lá, recebo o telefonema do Evandro Teixeira convidando para acompanhá-lo ao lançamento do livro "Caymmi e a Bossa Nova", da Stella Caymmi, neta do Dorival e filha da Nana Caymmi, que aconteceria naquela noite no Mistura Fina.

Continuamos o nosso passeio, aproveitando o anoitecer na Lagoa Rodrigo de Freitas, seguindo depois para a Confeitaria Chaika, em Ipanema (não deixem de provar a torta de morango com maracujá). De lá segui para o Mistura Fina, enquanto o Guto, o Cris, o Alê e o Zé passeavam pela Praia do Arpoador. Encontrando com o querido Evandro, tive uma grata surpresa: o convite para ser sua assistente no workshop "Fotografia: Memória de um País", que aconteceria dia 11/9 no Paraty em Foco. Claro que aceitei o convite lisonjeada. Dali o Evandro fez questão de ir até a praia encontrar o Guto e o Cris. Chegando lá, caminhamos pela praia, conversando animadamente e fazendo planos para uma atividade conjunta com o Paralelo 30.

A quarta-feira, dia 10/9, amanheceu linda. Fomos ao Corcovado, aproveitando a vista da Floresta da Tijuca e do alto do Mirante Dona Marta, passando pelo charmoso bairro de Santa Teresa.

À tarde nos encontramos com a Nina na rodoviária e seguimos para Paraty. Ainda no ônibus conheci a fotógrafa pernambucana Ana Rosa Passos, que seria minha companheira no dia seguinte, no workshop do Evandro Teixeira.

Depois de mais de quatro horas, chegamos ao paraíso. Corremos para a pousada, pois logo aconteceria a abertura do 4º Festival Internacional de Fotografia de Paraty. Já na Casa da Cultura, encontramos a Leila e a Ilane, que haviam chegado um dia antes. A palestra do americano Jay Colton foi instigante e nos fez refletir.

Na seqüência, nos dirigimos ao coquetel, onde já estavam as recém-chegadas Isaura Saraiva e Miriam Marroni. E aí mais uma surpresa: o reencontro com o amigão Vinícius Mariano, integrante do P30 em seu início, atualmente morando em São Paulo e cursando a Faculdade de Fotografia do SENAC.

E chegou a quinta-feira, 11/9, dia do tão esperado workshop do Evandro Teixeira. Como não poderia deixar de ser, foi maravilhoso ouvir e ver as imagens de 50 anos de história, principalmente do nosso país. Houve também uma saída fotográfica, que resultou em um varal fotográfico na Casa da Cultura.

À noite, durante a sessão de autógrafos do livro "68: Destinos - A Passeata dos 100 Mil", do Evandro, assistimos orgulhosos ao audiovisual da nossa querida Bete Rocha, não sem antes nos encontrarmos com a Rejane, que chegou à tarde com sua amiga Lívia - agora eu tinha duas companheiras de quarto.

Na sexta, dia 12/9, cada um se dirigiu para as atividades de sua preferência. Fui com alguns amigos do P30 assistir à palestra/entrevista "Evandro Teixeira: O Sangue Aventureiro no Jornalismo Brasileiro". Depois passei a tarde fazendo compras - algumas encomendas de cachaça - e, à noite, fui com o Vinícius assistir ao documentário "Abaixando a Máquina", sobre ética e dor no fotojornalismo, ficando bastante impressionada com o dia-a-dia dos fotógrafos cariocas que fazem a cobertura principalmente das favelas. Lá o Vini me apresentou ao Márcio, fotógrafo paulista, e ao André Linn, fotógrafo gaúcho radicado em São Paulo, que produziu um vídeo muito legal durante o Paraty em Foco, chamado "Por que você fotografa?" (http://www.youtube.com/watch?v=AqJBD6TO4Is). Os três seriam meus companheiros de noitada na sexta e no sábado. Aproveitando aquela liberdade total e sem a preocupação de ter que dirigir, era só partir para a aventura de provar todas as cachaças locais, maravilhosas e tradicionais da cidade - até bombom de caipirinha eu provei!

E, como ninguém é de ferro, no sábado à tarde "capotei" na pousada e perdi a palestra do Bruce Gilden, da Agência Magnum, sobre fotografia de rua, que eu queria muito, mas muito mesmo, assistir. Mas tudo bem, a festa continuava e, na nossa última noite em Paraty, fomos presenteados com um espetáculo de maracatu pelas ruas do Centro Histórico.

Chegou o domingo, dia 14, e a tristeza de ter que arrumar as malas e partir. Foram dias inesquecíveis, num lugar que parecia fora do mundo, com companhias mais do que agradáveis. Saímos para almoçar antes de seguir para a rodoviária e, na volta para a pousada a fim de pegar a bagagem, fomos surpreendidos pela dificuldade de chegar até lá devido à famosa invasão das ruas pela maré. Até parece que a cidade pedia para ficarmos...

Finalmente a chegada no Rio (de novo com chuva!!!), muito cansada e feliz. Passei a noite na casa do Eduardo, filho da Rejane, que continuaria no Rio por mais algumas semanas.

Voltei para Porto Alegre dia 15/9, com muitas lembranças, a bagagem bem mais pesada (não só com as compras) e novos amigos. No Salgado Filho me esperavam os músicos amigos do P30 Karine Cunha e Marcus Bonilla.

E agora a próxima etapa: voltar à rotina, selecionar milhares de fotos e começar a preparar o retorno para o Paraty em Foco/2009, esperando que mais amigos possam nos acompanhar, em especial o nosso cariúcho Hilton Lebarbenchon.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Domingo - Dia do Retorno para alguns

O domingo amanheceu chuvoso em Paraty e começaram os preparativos de alguns fotoclubistas para o retorno para o Sul. Alguns associados do P30 ainda ficaram na cidade até segunda-feira. O número de pessoas na cidade aumentou mjuito, dificultando um pouco mais a participação nas palestras em função da maior procura pela retirada de senhas. Alguns integrantes do P30 participaram de workshops no final de semana. Duranta a manhã de domingo ainda deu para assistir à palestra da parte da manhã, promovida pela HP/Magnum, imprimir algumas fotos, comprar algumas lembranças, almoçar e retornar para o Rio e depois para Porto Alegre. Certamente, a participação do Paralelo 30 no Paraty em Foco foi bastante marcante. A fotoclubista prof. Isaura Saraiva irá repassar aos integrantes das oficinas de fotografia do Sintrajufe algumas impressões sobre a passagem pelo Festival Internacional, abrindo depoimentos para os fotoclubistas. Há também a sugestão de promoção de um sarau fotográfico envolvendo o tema do Paraty em Foco e a participação de fotoclubistas em eventos de tal natureza.
O Blog não termina por aqui. Continuaremos publicando assuntos relacionados ao evento e fotografias tiradas em Paraty e Rio de Janeiro.

Sábado nublado e de maré alta

__________________________Foto: Gutemberg Ostemberg

________________________ Foto: NinaBeth Muccillo

________________________ Foto: NinaBeth Muccillo

________________________ Foto: Cristiano W. Soares

________________________ Foto: Cristiano W. Soares

O sábado se seguiu com muitas atividades em Paraty. O dia estava nublado e a maré alta mostrou-se presente, encantando os fotógrafos. A manhã começou com A Saga de Uma Paixão com Orlando Azevedo na Casa da Cultura de Paraty e com o Projeto Portfólio - Pierre Devin e Nair Benedicto, no mesmo local. Durante os eventos a HP proporcionava aos presentes o chamado "test drive", no qual oferecia gratuitamente aos inscritos uma ampliação no tamanho 40x60cm, em jato de tinta. As filas, no entanto, se formavam em todos os lugares: na do "test drive" para as senhas, na das palestras para as senhas e para a entrada. Mas o clima foi sempre de bastante entusiasmo e determinação. No final da tarde, foi a vez de Bruce Gilden - Fotografia de Rua. À noite, na véspera do nosso retorno, várias atividades aconteceram em Paraty, com destaque para audiovisuais de fotógrafos consagrados e o lançamento do Livro do Clício Barroso, Os Dez Fundamentos (adquiridos por alguns fotoclubistas), que mostrou grande carinho pelos integrantes do Paralelo 30 Fotoclube.

Sexta-feira - Um dia bastante enriquecedor

Na sexta-feira, dia 12 de setembro de 2008, os fotoclubistas continuaram enriquecendo seus conhecimentos fotográficos com os eventos do Paraty em Foco. Sem dúvida, o ponto alto do dia foi logo no início com a palestra O Sangue Aventureiro do Jornalismo Brasileiro, com o fotojornalista Evandro Teixeira, que dividiu suas experiências com os presentes. Foram apresentadas imagens do seu trabalho em Canudos, com depoimentos dos moradores, em grande parte idosos com mais de 100 anos de idade. A interação do fotógrafo com os habitantes locais ficou bastante evidente e nos revelou a importância da relação de confiança com os fotografados. Vimos também depoimentos sobre o palestrante, dentre os quais do fotógrafo Sebastião Salgado, muito interessante, por sinal, e de sua mãe, que mostrou o lado "levado" do fotografo, quando criança. Certamente, o Evandro nos passou informações não só fotográficas como históricas muito importantes. Foram falados sobre outros trabalhos e sobre futuros projetos como o de Vidas Secas. O dia se seguiu com palestras de RAlph Gibson, Deus Ex-Machina, e Luis Braga, Território do Olhar. Luis Braga mostrou a trajetória do seu interessantíssimo trabalho e comentou sobre a sua fotografia de hoje, abordando tema relacionado com a violência. Destacou que se sente mal ao ter que se servir de seguranças para poder fotografar pessoas em determinados locais, o que abala a relação natural com as pessoas. Quando aberto para perguntas, a fotoclubista Isaura Saraiva questionou o palestrante sobre a mudança de enfoque do seu trabalho, com o afastamento das pessoas, e sobre o papel do fotógrafo, ainda que diante da violência. Enfim, o dia foi bastante produtivo.
Alguns fotoclubistas participaram dos Workshops produzidos e oportunamente irão externar suas impressões pessoais.
Durante à noite, mais eventos aconteciam na cidade, e os fotoclubistas aproveitaram para fazer suas escolhas, além de aproveitar os prazeres da culinária local e passear pela agradável cidade e fotografar.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Muitas atividades interessantes em Paraty











Fotos - Integrantes do Paralelo 30 Fotoclube
Dia 10 de setembro de 2008. Início das atividades em Paraty. Começou o IV Festval Internacional Paraty em Foco. Os fotoclubistas do Paralelo 30 se encontraram por volta das 20 horas na Casa de Cultura para a cerimônia de abertura. A maioria dos associados do P30 estava usando a camiseta com a inscrição “Paralelo 30 no Paraty em Foco”, que chamou muito a atenção dos presentes, que simpaticamente indagavam sobre a participação dos gaúchos no evento. Ultrapassadas as formalidades necessárias, iniciou-se a palestra de Jay Colton – O Futuro do Mercado Editorial Internacional. Palavras impactantes e ao mesmo tempo ditas de forma bastante simples foram sendo assimiladas pelos fotógrafos presentes. Falou-se sobre a individualidade dos olhares, sobre caminhos da Fotografia moderna, diferenças entre o digital e o analógico, dentre outras coisas. A impressão foi muito boa por parte dos “paralelistas”. Após o evento, os fotoclubistas saíram para jantar, ocasião em que houve bastante interação com fotógrafos de outras cidades. Na volta para dormir, os fotoclubistas encontraram-se novamente com o fotojornalista Evandro Teixeira pelo caminho, que se mostrou bastante receptivo e renovou a intenção de uma visita ao fotoclube no final do ano. Ele comentou novamente sobre seus projetos em andamento. Na oportunidade, o Presidente do Fotoclube, em nome do Paralelo 30, presenteou o Evandro com uma camiseta do P30 feita para o festival, o qual demonstrou satisfação. Hoje durante a manhã os fotoclubistas assistiram à palestra Grandes Expedições com Amyr Klink. A explanação foi bastante agradável e muito instrutiva. Várias imagens de expedições ao pólo norte e ao pólo sul foram projetadas e o tema foi muito bem conduzido. Após o almoço dos fotoclubistas, a parte da tarde foi livre. No final da tarde, Gutemberg Ostemberg e Cristiano W. Soares encontraram-se com o Clício Barroso, Pepe Mêlega e outros fotógrafos integrantes do Grupo Luminous de São Paulo, dentre os quais a primeira colocada no II Salão Fotográfico de Araraquara (Rita), que demonstraram bastante simpatia e interesse pelo fotoclube. Clicio perguntou pelo andamento do P30 e disse que assim que quisermos irá para Porto Alegre nos passar algumas dicas do seu trabalho. À noite fomos assistir aos audiovisuais com trabalhos de novos talentos, dentre os quais o da fotoclubista Beth Rocha, bastante aclamado, por sinal. Depois a noite foi livre para o jantar e mais fotos pela cidade. Era impressionante a quantidade de fotógrafos com suas câmeras e tripés pela cidade!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Encontro com Evandro Teixeira no Arpoador

______________________ Foto: Alessandro Nunes

Nesta terça, 09/09, o dia amanheceu com chuva no Rio. Esperamos a Luciana Lee chegar no Santos Dumont e fomos para o centro, para mais uma jornada cultural, que acabou sendo bastante divertida e produtiva. Fomos ao Paço Imperial, Biblioteca Nacional, Palácio Tiradentes, dentre outros lugares. Infelizmente não deu tempo de passar no Centro Cultural Banco do Brasil. Afinal temos que deixar alguma coisa para a próxima viagem! No final da tarde fomos à tradicional Confeitaria Colombo para um café e, depois de passarmos em Botafogo para pegar um amigo, fomos para a Lagoa Rodrigo de Freitas caminhar e fazer algumas imagens noturnas. Passamos pelo Leblon e demos uma parada em Ipanema, na confeitaria Chaika, localizada na Visconde de Pirajá, a principal daquele bairro. O Jornalista Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo, ligou para a Lu Lee e convidou os integrantes do Paralelo 30 Fotoclube para o lançamento do livro da filha da Nana Caymi, Stella Caymmi. O P30 marcou presença no evento e em seguida, seus integrantes caminharam pelo Arpoador e trocaram uma boa conversa com o Evandro, que falou de alguns de seus projetos, bastante interessantes, e nos deu uma ótima notícia: a possibilidade de um evento em Porto Alegre para os fotoclubistas em data próxima ao aniversário do fotoclube, o que seria muito interessante. Vamos torcer para que isso se concretize.
Hoje, dia 10 de setembro, estamos indo para o Festival Internacional Paraty em Foco, onde nos encontraremos com os demais fotoclubistas do Paralelo 30 e com alguns amigos fotógrafos.
Em seguida, postaremos algumas fotos do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

No Rio, antes de ir para o Festival de Paraty

Este blog é quase que um diário de bordo dos integrantes do Paralelo 30 no Paraty em Foco 2008. Eu e o fotógrafo Cristiano W. Soares, Diretor de Eventos do fotoclube, chegamos no Rio, onde ficaremos alguns dias antes do festival, na sexta-feira por volta das 21 horas e fomos recepcionados por nossos amigos cariocas. Assim que chegamos a cidade fomos dar uma volta pela cidade e nos dirigimos à Lapa. Em seguida, fomos para Niterói, onde saboreamos um churrasco à moda fluminense; muito bom por sinal.
No sábado, visitamos várias belas praias de Niterói, onde aproveitamos a praia e a culinária local, com ótimos frutos do mar. À noite, rolou uma festa de recepção na casa de nossos amigos, depois uns mergulhos na piscina. Um delicioso churrasco. Desta vez, à moda gaúcha. Adivinhem quem preparou? O Cristiano.
Incrível ter saído de Porto Alegre, com uma temperatura em torno de 10 graus na sexta-feira e depois desfrutar de dias de calor no Rio.
No domingo, fomos para Botafogo, onde trabalha um de nossos amigos. Tiramos algumas fotos para variar. Do nono andar do prédio tínhamos uma ótima visão do Cristo, e é claro que registramos a bela cena. Em seguida fomos para o Jardim Botânico. O calor estava bem forte e o passeio foi muito agradável. Vimos vários grupos de fotógrafos no local. Impressionante a quantidade de turistas! Em seguida, fomos para a Urca. Visitamos a Praia Vermelha. Curtimos um pouco o local e andamos de Bondinho logo a seguir. Que experiência incrível! (ambos não conhecíamos o Rio). No topo do Pão de Açúcar havia uma densa névoa, parecendo a "viração" dos Cânions gaúchos, o que dificultou tirar algumas fotos do ponto mais alto. Mesmo assim, foi tudo muito interessante e inusitado. Voltamos para casa de nossos anfitriões já bem à noite, quebradaços. Para não se distanciar muito das origens gaúchas, o Cristiano, mais uma vez mostrou seus dotes culinários, proporcionando-nos um ótimo carreteiro. Nossos amigos cariocas não conheciam a iguaria e gostaram muito.
Hoje, segunda-feira, amanheceu chovendo. Um tipo de neblina fina que molha sem percebermos. Estávamos sem carro momentaneamente, então pegamos uma barca e atravessamos de Niterói para o centro do Rio, onde passamos o dia. Visitamos vários pontos turísticos do centro da cidade e retornamos no final da noite, para saborear uma iguaria local, preparada por uma nova amiga do Rio. Uma "caranguejada". Nunca tínhamos experimentado. Muito bom, por sinal.
Amanhã, terça-feira, receberemos a companhia da nossa querida amiga fotoclubistas Luciana Lee.
Na quarta-feira à tarde, juntamente com a NinaBeth Muccillo (que chegará nesse dia) partiremos para a cidade de Paraty, para nos encontrarmos com os demais fotoclubistas.
Era isso, por enquanto. Amanhã postaremos algumas fotos para melhor ilustrar esta prévia do Rio.
Grande abraço a todos!
Gutemberg Ostemberg.

Paraty em Foco 2007 - Por Rejane Dominguez


Do dia 24 ao dia 28 de outubro de 2007, aconteceu em Paraty o 3o Festival Internacional de Fotografia, e nós, Rejane Dominguez e NinaBeth Muccillo, decidimos participar. Conhecemo-nos em passeios da Escola de Fotografia Câmera Viajante e temos as mesmas paixões: fotografia e viagens. Então resolvemos ir juntas. Hoje somos fotoclubistas do Paralelo 30 de Porto Alegre. Chovia muito em Paraty quando chegamos e fizemos várias fotos no Centro Histórico, mesmo com o mal tempo.
A cidade estava repleta de fotógrafos com as tais capas e todos parecendo fantasmas coloridos. Aos poucos fomos fazendo amizade com o pessoal da fotografia. Eram pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países, escutávamos conversas nos mais diversos idiomas. Assim que o tempo melhorou, aproveitamos as poças de água nas pedras para as fotos e nos proporcionavam lindos reflexos.




Foram muitas caminhadas pelas pedras molhadas; Nos dias em que estivemos na cidade, assistimos a palestras de diversos fotógrafos nacionais e internacionais, ouvimos entrevistas interessantes. Com a chegada do sol, fizemos passeio de escuna por diversas praias e ilhas, com direito a mergulhos, nos quais vimos lindos peixes.





Além da oportunidade para belas fotos, sentimos como se estivéssemos em épocas passadas, uma vez que no Centro Histórico só é permitido o acesso a bicicletas e algumas charretes para turistas. As casas são conservadas em sua originalidade, com suas portas e janelas coloridas. A famosa gastronomia com pratos típicos de frutos do mar fazem bem ao estômago e ao olhos. Os típicos barzinhos com mesinhas na rua promovem à noite uma gostosa reunião de pessoas de todas as partes do mundo. Depois da despedida dos novos amigos, trocas de e-mails, promessas de voltarmos a nos ver em outras viagens, deixamos os dias inesquecíveis que passamos em Paraty com a esperança de voltarmos em 2008...
Texto e Fotografias: Rejane Dominguez.
Visite o site do Paralelo 30 Fotoclube: www.paralelo30.art.br

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Para ti, para mim, para todos. Paraty for All

Para ti, para mim, para todos. Paraty For All
Por Hilton Lebarbenchon

Em novembro de 2007, eu e minha amiga, a Magda De Conto, partimos de carro para fazer a famosa estrada “Rio-Santos” e depois de descobrirmos lugares incríveis, uma Grande Redescoberta, pelo menos pra mim: Paraty!

Era noite e chovia fininho, afinal Paraty sem chuva não é Paraty! Após traçar o famoso “Peixe com Banana”, prato típico da região (não deixem de experimentar), fomos dar uma volta a pé (carro lá não entra), e acabamos brindados com uma imagem que povoava meu imaginário: as águas do mar penetrando lentamente nas ruas do Centro Histórico. Sim as ruas de Paraty foram construídas inclinadas em relação ao mar e mais baixa que a Maré Alta, era um sistema de limpeza das ruas que eu sempre tinha ouvido falar, mas nunca presenciado em outras oportunidades.
Dia seguinte: passeio de escuna com direito a nadar em águas cor de esmeralda no meio dos peixes, fotos pelo Centro Histórico, compras de artesanato e uma surpresa: estavam tirando os abomináveis postes e fios aéreos e implantando a fiação subterrânea, fomos ao Forte Defensor Perpétuo (um lindo caminho até lá) e à noite Paraty é uma festa, chova ou faça lua, muito barzinho com MPB, esse é o ritmo.
A despedida no dia seguinte não foi fácil, fomos fazer uma última foto da Igreja Matriz e eis que passa uma procissão com banda música e bandeiras, era festa de São Benedito. Despedida, que nada fomos atrás da procissão é claro...
Paraty é assim: nunca queremos ir embora, vai mostrando aos poucos todos os seus encantos, não tenham pressa, deixem se levar pelo ritmo e sabores local, pela chuva que rende muitas fotos, e tragam muitas novidades pra esse fotoclubista “cariúcho” (carioca e gaúcho) que não pode ir desta vez ao Paraty em Foco com o P30, mas estará lá com vocês em pensamento e coração!
Fotos: Hilton Lebarbenchon.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Paralelo 30 no Paraty em Foco por NinaBeth Muccillo








A cidade de Paraty será sede do 4º Festival Internacional de Fotografia, o 4º Paraty em Foco, e nós fotoclubistas do Paralelo30 de Porto Alegre-RS estamos arrumando nossas mochilas e malas cheias de muita vontade e equipamentos, aguardando emoções para começar a “clickar”. Em Paraty-RJ, em cada esquina com suas ruelas estreitas, muitas portas e janelas multicoloridas com o brilho do sol ou luz das estrelas; encontraremos surpresas no cenário que encherão nossos cartões de memória, necessitando de muitos GB para armazenar tantas imagens. Em nossas mentes elas serão registradas para a eternidade. “Vamos beber Paraty”, andar pelo Caminho Real, banhar-se no mar com suas águas verdes, onde peixes multicoloridos nadam em seu "habitat" alheios aos novos visitantes.
Chegaremos de volta com muito para contar e infinitas imagens para compartilhar com os amigos. Entrem nessa Viagem conosco!

Texto e Imagens: NinaBeth Muccillo

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Paralelo 30 Fotoclube no Paraty em Foco

Edição de Imagens: Cristiano W. Soares

O Paralelo 30 Fotoclube de Porto Alegre participará do Paraty em Foco nos dias 10 a 14 de setembro de 2008. Para melhor registrar este evento bastante importante no meio fotográfico surgiu a idéia da criação de um Blog, onde serão inseridos textos relativos ao evento e aos integrantes do P30 na cidade de Paraty.